quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SÃO RAIMUNDO NONATO-PI SEDIARÁ O IV CONGRESSO NACIONAL DE CANGAÇO



SÃO RAIMUNDO NONATO-PI SEDIARÁ O IV CONGRESSO NACIONAL DE CANGAÇO
Em reunião na cidade de Vitória da Conquista – BA, na ocasião do III Congresso Nacional de Cangaço, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço decidiu pela cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, como sede do IV Congresso Nacional do Cangaço. O evento deverá ocorrer na última semana do mês de outubro de 2015.
O pesquisador Leandro Fernandes (Teresina-PI), o escritor Marcos Damasceno (Dom Inocêncio-PI), e os professores Wilson Seraine (Teresina-PI) e Vagner Ribeiro (Teresina-PI) fazem parte dessa instituição e buscaram candidatar a cidade piauiense para sediar o congresso, onde disputou com o Rio de Janeiro-RJ e Pau dos Ferros-RN. A cidade festejou a escolha e está de braços abertos para sediar o evento e receber os mais de 500 (quinhentos) pesquisadores e visitantes.
- Algo para comemorar-se, e orgulharmo-nos de nossa terra. A cidade ser escolhida foi algo honroso para nós, e ganhará muito com isso: no campo da pesquisa, da literatura, nos contatos, e isso fomentará a economia. E vamos nos empenhar para honrar com o voto de confiança e com a escolha. (Marcos Damasceno)
- É com muita alegria e entusiasmo que recebo a notícia da escolha de São Raimundo Nonato como sede do nosso IV Congresso Nacional de Cangaço. Mesmo ainda na expectativa da decisão, eu, Wilson Seraine, Marcos Damasceno e Vagner Ribeiro já estávamos em campo conversando com as pessoas. Em São Raimundo Nonato já há expectativa para o evento, e a cidade sente-se honrada em sediá-lo. Desde já agradecemos a confiança e reafirmamos nossa disposição e vontade para fazer acontecer este Congresso, com a participação de todos. (Leandro Fernandes)
- Foi como uma injeção de ânimo na minha nordestinidade. Que honra! Gente pesquisando, produzindo e divulgando toda essa riqueza. Patrimônio material e imaterial que nos apontam um sentido a continuar na busca de nossas raízes. São memórias que compõem a história e nos marcam numa identidade cultural tão necessária a cada comunidade brasileira neste começo de século XXI. (Vagner Ribeiro)
A cidade é sede do Museu do Homem Americano e do Parque Nacional Serra da Capivara. Tem uma visitação turística boa, uma rede de hotelaria boa e expressivas instituições de ensino superior, como a UESPI e a UNIVASF. Os professores e os alunos serão nossa força maior. São Raimundo Nonato tem vários auditórios bons, inclusive já sediou o Congresso Internacional de Arqueologia, com a presença de mais de 1.000 pesquisadores do mundo todo. Professores renomados como Guilherme MedeirosIvete NeryDamiana Crivellare e Déborah Gonçalves serão convidados para a comissão. Contaremos com pessoas que têm experiência em eventos, como Jussara BaiãoMarta BaiãoSocorro Macêdo, dentre outras.
Fonte: Leandro Fernandes/Marcos Damasceno/Vagner Ribeiro

Um comentário:

  1. O tema me interessa bastante, haja vista que também sou pesquisador do cangaço no Piauí e estou inserindo o cangaço no Piauí ou de modo ao contrário: colocando o Piauí no cenário do cangaço, recentemente lancei o livro Catanã: O último cangaceiro que nasceu na paraíba e viveu seus últimos 20 anos no nesse Estado, uma das novidades que trata o livro é que Catanã era cangaceiro, meu e-mail para contato é, josafaaraujo@bol.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...