segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novo livro “Cangaceiros de Lampião de A a Z”, de Bismarck Martins


Segue um pouco do Prefacio, feito pelo querido sócio, o professor Pereira.



A História Nordestina é extraordinária. Está recheada de fatos marcantes, como a revolução Pernambucana em 1817; Confederação do Equador em 1824; Pedra Bonita em 1838; as ações humanitárias de Padre Ibiapina, na segunda metade do século XIX; a Guerra de Canudos em 1897; a Sedição de Juazeiro 1914; Caldeirão em 1936, entre outros. 

Dentro desse contexto histórico, insere-se o fenômeno do Cangaço e temas afins, em partes do interior de sete estados nordestinos: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Alagoas, que apesar de ter se manifestado desde do final do século XVIII,com Cabeleira e início do século XIX, com Luca da Feira, apenas, a partir de meados do século XIX, com os grupos dos Guabirabas, Viriatos, Calandros e outros, é que se manifestou mais intensamente. Mas, foi com os grupos de Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino, Sinhô Pereira e Lampião, que o cangaço se concretizou com todas as suas características. 
Recebi com alegria e satisfação, o convite e a confiança do pesquisador e escritor Bismarck Martins de Oliveira para prefaciar o seu livro “Cangaceiros de Lampião de A a Z”. Um trabalho extraordinário de pesquisa, garimpagem de informações, notas, datas, locais e localidades, dados genealógicos necessários à concretização e efetivações deste importante obra.


Francisco Pereira Lima
Professor e pesquisador  do cangaço
 Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço 


Título: Cangaceiros de LAMPIÃO  de A a Z
Total de Pág.: 308
Autor: Bismarck Martins de Oliveira
Lançamento: Dia 29/11/2012
Local : Sebo Cultural
Rua dos Tabajaras, 848 - Centro - João Pessoa - PB
Tel. 83 3222 4438(SEBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...